Logo Fabapar

Quem Somos

Somos as Faculdades Batista do Paraná, a instituição de ensino superior teológico mais tradicional do estado.

Proporcionamos uma ótima estrutura pedagógica e técnica para uma formação integralmente ética, evidenciando, assim, nosso posicionamento como instituição cristã que contribui para inclusão e acesso à cidadania de cada brasileiro.

Contamos com um time de professores com experiência na área teológica, sendo eles mestres, doutores e pós-doutores.

A FABAPAR é credenciada e reconhecida pelo MEC, mantida pelo Conselho Educacional da Convenção Batista Paranaense e integrada ao Sistema Federal de Ensino, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96).

Missão

Formar líderes relevantes comprometidos com a transformação espiritual, social e científica, promovendo conhecimento inovador por meio de princípios cristãos.

Visão

Ser referência no Brasil em ensino, pesquisa e extensão inspirando pessoas a servir à sociedade por meio de conhecimento e práticas transformadoras.

Valores

  • Compromisso em servir ao próximo, visando à transformação social;
  • Debates/diálogos com as diferentes crenças;
  • Valorização do mérito acadêmico;
  • Busca do conhecimento e do crescimento do reino de Deus;
  • Promoção da inclusão e dignidade;
  • Incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento pessoal;
  • Compromisso com a verdade e a transparência;
  • Agir com ética, justiça e misericórdia;
  • Ofertar à sociedade contemporânea uma teologia fiel aos princípios cristãos.

Histórico

A história da FABAPAR tem início no ano de 1940, quando o missionário norte-americano Arthur Beriah Deter (1868-1945) criou a então “Escola Batista de Treinamento”, que já tinha seus primeiros alunos antes mesmo de ter seu prédio construído. Tal prédio, acertado com a empresa “Irmãos Thá” no valor de 35.860.000,00 foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1940 e permanece, até hoje, como símbolo da história da FABAPAR, integrando sua estrutura física.

Em 1958, a Escola Batista de Treinamento é renomeada, passando a se chamar “Instituto Bíblico A. B. Deter”, carregando o nome de seu fundador, que havia incorporado já em 1941. Porém, para além do nome, a faculdade também mudou sua postura na década de 1950, quando passou a estar aberta a alunos externos, para além dos alunos internos, que moravam na faculdade, e até mesmo para as mulheres que desejassem se tornar alunas do instituto. Assim, a faculdade abriu suas portas e se viu em uma primeira onda de expansão, crescendo rapidamente e ampliando, inclusive, sua estrutura física, a fim de atender à chegada de alunos de várias partes do Paraná e do Brasil.

No ano de 1974 outro passo é dado: é criado o Seminário Teológico Batista do Paraná pela Convenção Batista Paranaense. Neste contexto, inúmeros seminários surgiam pelo Brasil, ao ponto de ser cogitada a hipótese de haver “mais alunos formados pelos seminários que igrejas necessitadas de pastores”, como indicou José dos Reis Pereira. O então STBP, porém, apresentando qualidade e seriedade desde sua formação, não somente conquistou seu espaço na teologia nacional, mas também cresceu consideravelmente, tornando-se em verdadeira referência no país.

Tendo em vista não somente o reconhecimento nacional, mas também o aperfeiçoamento do ensino, foi formada a Faculdade Teológica Batista do Paraná, aprovada e reconhecida pelo MEC no ano de 2001. Tal passo não implicou em um distanciamento da teologia batista – pelo contrário, a instituição permaneceu e permanece, ainda hoje, marcada pela identidade batista, mediante uma formação teológica que, além de atender à qualidade exigida, tem buscado manter sua tradição.

Em 2010, a então FTBP expandiu ainda mais suas fronteiras, abrindo-se para o Brasil e para o Mundo através da criação do curso de Bacharelado em Teologia EAD. A partir do novo curso, a expansão é tal que a instituição passa a ter alunos de todos os estados do Brasil e, inclusive, de diversos países pelo mundo. Reconhecendo o potencial e a importância do ensino a distância, nos anos seguintes, surgiram ainda cursos de Pós-Graduação e extensão a distância, contribuindo ainda mais na formação daqueles que reconhecem a importância da teologia.

Esta história, porém, ainda não terminou. Pelo contrário, cada vez mais surgem novos projetos e propostas a fim de que o ensino aumente sua qualidade e sua propagação. É por isto que em 2013 a faculdade buscou o reconhecimento de seu Mestrado junto ao MEC e em 2014 a instituição mudou seu nome para “Faculdades Batista do Paraná” (FABAPAR), incorporando o plural como indicação do desejo de abertura de novos cursos. Afinal, apesar desta história ser longa, de 1940 até hoje, na verdade ela está só começando.

Corpo Docente

Prof. Dr. Jaziel Guerreiro Martins

Diretor-Geral; Professor nos cursos de Bacharelado em Teologia Presencial, EAD e Pós-Graduação (Lato e Stricto Sensu)

Prof. Esp. Jader Menezes Teruel

Professor Orientador no curso de Bacharelado em Teologia Presencial

Prof. Esp. Jean Ribeiro Gonçalves

Professor Orientador nos cursos de Bacharelado em Teologia EAD, Pós-Graduação (Lato Sensu)